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Biologia

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ESTUDO DIRIGIDO 1

- Nas questões de nº 01 e 02 assinale a alternativa correta e justifique-a.
01) (FUVEST/SP)A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos em vários níveis, as relações entre os seres vivos e as relações entre esses e o mundo não-vivo. Comunidade, População e Ecossistema são alguns dos conceitos utilizados para a compreensão das diversas relações ecológicas na biosfera. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de COMUNIDADE, POPULAÇÃO e ECOSSISTEMA.(0,3).
(A) Fatores abióticos em uma caverna; morcegos de uma determinada espécie em uma caverna; todo o conjunto da caverna.
(B) Seriemas, onças, ratos e outros seres vivos em uma região de cerrado; jararacas e cascavéis em uma região de cerrado; uma região de cerrado.
(C) Peixes de uma determinada espécie em um aquário; seres vivos em um aquário; todo o conjunto do aquário.
(D) Todo o conjunto da caverna; morcegos de uma determinada espécie em uma caverna; seres vivos em uma caverna.
X(E) Seres vivos em um aquário; peixes de uma determinada espécie em um aquário; todo o conjunto do aquário.
Justifique a sua resposta.(0,3)
COMUNIDADE: CONJUNTO DE SERES VIVOS DE ESPÉCIES DIFERENTES (DIVERSOS SERES DO AQUÁRIO); POPULAÇÃO: CONJUNTO DE SERES VIVOS DE MESMA ESPÉCIE (PEIXES DE MESMA ESPÉCIE NO AQUÁRIO); ECOSSISTEMA: COMUNIDADE (FAT. BIÓTICOS) E FATORES ABIÓTICOS (TUDO O QUE HÁ NO AQUÁRIO).

02) (ENEM) Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas… é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul – mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados. Internet: (com adaptações).
De acordo com a situação descrita: (0,3)
(A) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.
(B) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.
(C) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.
X(D) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.
(E) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.
Justifique sua resposta. (0,3)
COMO OS TUCANOS FAZEM A DISPERSÃO DAS SEMENTES DOS MANDUVIS, AS ARARAS DEPENDEM DOS MESMOS. SEM MANDUVIS NÃO HÁ LUGAR PARA AS ARARAS FAZEREM SEU NINHO.

03) (PAS-UNB/05- com adaptações) - Comecemos assim: Era uma vez um homem que fez a mais significativa e duradoura das descobertas humanas: a produção e a conservação do fogo. Esta pode ser a abertura de qualquer texto que pretenda falar sobre a história da Ciência, uma vez que há milhares de anos nossos ancestrais já utilizavam processos e objetos determinantes para as conquistas científicas e tecnológicas posteriores. Rapidamente, o homem primitivo percebeu que podia tirar partido da luz e do calor da queima da lenha: ela afugentava as feras que disputavam espaço com ele ou que o atacavam e permitia que ele habitasse os lugares frios. Sua alimentação e sua qualidade de vida também mudaram, visto que o cozimento mata as bactérias responsáveis por doenças, conservando os alimentos por mais tempo. Outras técnicas primitivas de preservação de alimentos, principalmente no caso de carnes, eram a salga, adição de uma grande quantidade de cloreto de sódio, que pode ser obtido da água do mar, e a defumação, exposição ao calor da fumaça. Attico Chassot. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994, p. 11 (com adaptações).
A partir do texto e de seu conhecimento julgue os itens a seguir e justifique-os.(0,2 para cada marcação e 0,2 para cada justificativa)
a) (C) (E) - Além do processo de combustão(queima), os ciclos do oxigênio e do carbono nos ecossistemas incluem processos como a fotossíntese e a respiração. C
COMBUSTÃO: ABSORÇÃO DE OXIGÊNIO (GÁS COMBURENTE) PARA QUEIMA DO COMBUSTÍVEL E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO/ RESPIRAÇÃO: ABSORÇÃO DE OXIGÊNIO PARA QUEIMA DO ALIMENTO E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO/ FOTOSSÍNTESE: ABSORÇÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA FABRICAÇÃO DE ALIMENTO E ELIMINAÇÃO DE OXIGÊNIO.

b) (C) (E) - Na preparação da carne-seca e salgada, o excesso de sal torna o ambiente desfavorável à sobrevivência de bactérias, fungos e outros organismos. Esses fatores — pouca água e muito sal — retardam significativamente o processo de decomposição do alimento. C
SEM ÁGUA NÃO HÁ REAÇÕES DE HIDRÓLISE, LOGO, A BACTÉRIA NÃO FAZ METABOLISMO, REPRODUÇÃO E ETC.


BOM DESEMPENHO!!!

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