Advertise Here

Biologia

- Another Blogger Blog's

ESTUDO DIRIGIDO 1

- Nas questões de nº 01 e 02 assinale a alternativa correta e justifique-a.
01) (FUVEST/SP)A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos em vários níveis, as relações entre os seres vivos e as relações entre esses e o mundo não-vivo. Comunidade, População e Ecossistema são alguns dos conceitos utilizados para a compreensão das diversas relações ecológicas na biosfera. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, exemplos de COMUNIDADE, POPULAÇÃO e ECOSSISTEMA.(0,3).
(A) Fatores abióticos em uma caverna; morcegos de uma determinada espécie em uma caverna; todo o conjunto da caverna.
(B) Seriemas, onças, ratos e outros seres vivos em uma região de cerrado; jararacas e cascavéis em uma região de cerrado; uma região de cerrado.
(C) Peixes de uma determinada espécie em um aquário; seres vivos em um aquário; todo o conjunto do aquário.
(D) Todo o conjunto da caverna; morcegos de uma determinada espécie em uma caverna; seres vivos em uma caverna.
X(E) Seres vivos em um aquário; peixes de uma determinada espécie em um aquário; todo o conjunto do aquário.
Justifique a sua resposta.(0,3)
COMUNIDADE: CONJUNTO DE SERES VIVOS DE ESPÉCIES DIFERENTES (DIVERSOS SERES DO AQUÁRIO); POPULAÇÃO: CONJUNTO DE SERES VIVOS DE MESMA ESPÉCIE (PEIXES DE MESMA ESPÉCIE NO AQUÁRIO); ECOSSISTEMA: COMUNIDADE (FAT. BIÓTICOS) E FATORES ABIÓTICOS (TUDO O QUE HÁ NO AQUÁRIO).

02) (FUVEST/SP) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é: (0,3)
a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
Xc) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. FOTOSSÍNTESE
d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.
Justifique a sua resposta.(0,3)
FOTOSSÍNTESE: ABSORÇÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA FABRICAÇÃO DE ALIMENTO (MATÉRIA ORGÂNICA) E ELIMINAÇÃO DE OXIGÊNIO, NA PRESENÇA DE LUZ SOLAR E ÁGUA.

03) (PAS-UNB/05- com adaptações) - Comecemos assim: Era uma vez um homem que fez a mais significativa e duradoura das descobertas humanas: a produção e a conservação do fogo. Esta pode ser a abertura de qualquer texto que pretenda falar sobre a história da Ciência, uma vez que há milhares de anos nossos ancestrais já utilizavam processos e objetos determinantes para as conquistas científicas e tecnológicas posteriores. Rapidamente, o homem primitivo percebeu que podia tirar partido da luz e do calor da queima da lenha: ela afugentava as feras que disputavam espaço com ele ou que o atacavam e permitia que ele habitasse os lugares frios. Sua alimentação e sua qualidade de vida também mudaram, visto que o cozimento mata as bactérias responsáveis por doenças, conservando os alimentos por mais tempo. Outras técnicas primitivas de preservação de alimentos, principalmente no caso de carnes, eram a salga, adição de uma grande quantidade de cloreto de sódio, que pode ser obtido da água do mar, e a defumação, exposição ao calor da fumaça. Attico Chassot. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994, p. 11 (com adaptações).
A partir do texto e de seu conhecimento julgue os itens a seguir e justifique-os.(0,2 para cada marcação e 0,2 para cada justificativa)
a) (C) (E) - Além do processo de combustão(queima), os ciclos do oxigênio e do carbono nos ecossistemas incluem processos como a fotossíntese e a respiração. C
COMBUSTÃO: ABSORÇÃO DE OXIGÊNIO (GÁS COMBURENTE) PARA QUEIMA DO COMBUSTÍVEL E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO/ RESPIRAÇÃO: ABSORÇÃO DE OXIGÊNIO PARA QUEIMA DO ALIMENTO E ELIMINAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO/ FOTOSSÍNTESE: ABSORÇÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA FABRICAÇÃO DE ALIMENTO E ELIMINAÇÃO DE OXIGÊNIO.

b) (C) (E) - Na preparação da carne-seca e salgada, o excesso de sal torna o ambiente desfavorável à sobrevivência de bactérias, fungos e outros organismos. Esses fatores — pouca água e muito sal — retardam significativamente o processo de decomposição do alimento. C
SEM ÁGUA NÃO HÁ REAÇÕES DE HIDRÓLISE, LOGO, A BACTÉRIA NÃO FAZ METABOLISMO, REPRODUÇÃO E ETC.

BOM DESEMPENHO!!!

0 comentários:

Postar um comentário