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Biologia

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Caríssimos,
Esta lista de exercícios deverá ser respondida em grupo de 4 ou 5 pessoas, impreterivelmente, e devidademnte justificada.
Data de entrega: 19/11/2010 - não serão aceitas listas fora desta data.
Valor: 2,0 pontos.
Sejam leais com vocês mesmos, uma vez que a prova bimestral estará relacionada ao conteúdo desta lista e da próxima.Portanto, TODOS do grupo devem respondê-la, certo?
Bom trabalho!!!




NOMES:_____________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
SERIE/TURMA:
PROFª DÉBORA MARCELO BIOLOGIA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS – Ecologia
OBS: Todas as questões devem ser justificadas.


01) (Uel) Considere os seguintes eventos ecológicos:
I. competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos
II. competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos
III. extinção de consumidores primários nativos
IV. extinção de consumidores secundários nativos
Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I ® II ® III
b) I ® II ® IV
c) I ® III ® IV
d) II ® III ® IV
e) III ® II ® IV

02) (ENEM 07) Devido ao aquecimento global e à conseqüente diminuição da cobertura de gelo no Ártico, aumenta a distância que os ursos polares precisam nadar para encontrar alimentos. Apesar de exímios nadadores, eles acabam morrendo afogados devido ao cansaço.A situação descrita acima:
A enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.
B alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.
C ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.
D mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra.
E evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

03) (ENEM 07) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações).
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:
A as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
B o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
C a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
D o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.
E o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

04) (ENEM 07) Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:
Hoje, o planalto de Poços de Caldas não serve mais. Minério acabou.
Só mancha, “nunclemais”.
Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para cá “Torta II”, aquele lixo do vizinho que você não gostaria
de ver jogado no quintal da sua casa.
Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.
(Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p. 4.)
*** Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionada com:
A a extinção do minério decorrente das medidas adotadas pela metrópole portuguesa para explorar as riquezas minerais, especialmente em Minas Gerais.
B a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.
C a atitude de moradores que residem em casas próximas umas das outras, quando um deles joga lixo no quintal do vizinho.
D as chamadas operações tapa-buracos, desencadeadas com o objetivo de resolver problemas de manutenção das estradas que ligam as cidades mineiras.
E os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.

05) (ENEM 07) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
A Óleo diesel.
B Gasolina.
C Carvão mineral.
D Gás natural.
E Vento.

06) (ENEM 07) De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:
• água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa;
• água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano;
• água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada.
Com base nessas informações, conclui-se que:
A os três tipos de água descritos na legislação são potáveis.
B toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral.
C água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas.
D a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana.
E a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa.

07) (ENEM 07) Se a exploração descontrolada e predatória verificada atualmente continuar por mais alguns anos, pode-se antecipar a extinção do mogno. Essa madeira já desapareceu de extensas áreas do Pará, de Mato Grosso, de Rondônia, e há indícios de que a diversidade e o número de indivíduos existentes podem não ser suficientes para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo. A diversidade é um elemento fundamental na sobrevivência de qualquer ser vivo. Sem ela, perde-se a capacidade de adaptação ao ambiente, que muda tanto por interferência humana como por causas naturais. Internet: (com adaptações).
Com relação ao problema descrito no texto, é correto afirmar que:
A a baixa adaptação do mogno ao ambiente amazônico é causa da extinção dessa madeira.
B a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.
C as causas naturais decorrentes das mudanças climáticas globais contribuem mais para a extinção do mogno que a interferência humana.
D a redução do número de árvores de mogno ocorre na mesma medida em que aumenta a diversidade biológica dessa madeira na região amazônica.
E o desinteresse do mercado madeireiro internacional pelo mogno contribuiu para a redução da exploração predatória dessa espécie.

08) (PAS/UNB-09) A construção da hidrelétrica de Balbina foi considerada um grande desastre ecológico. Com o fechamento de suas comportas, formou-se um lago com área igual a 2.360 km2, e foi inundada, aproximadamente, a mesma extensão de área de floresta inundada para a construção da usina de Tucuruí. No entanto, a hidrelétrica de Balbina produz 31 vezes menos energia elétrica que a de Tucuruí.
Com base nessas informações e no texto, para que a construção de uma usina hidrelétrica não se torne um desastre como o da construção de Balbina, deve-se considerar principalmente:
A o regime pluviométrico da região, pois a distribuição temporal de chuva determina o volume de água do reservatório.
B a declividade do terreno, já que, para a geração de energia, é necessária a força da água.
C o tipo de vegetação predominante na região, uma vez que será inundada uma grande área.
D o uso da terra atual, dado que será destruído tudo que se encontra na área a ser inundada.

09) (PAS/UNB-09) Mais de 80% da atual oferta energética mundial está embasada em combustíveis fósseis, e a queima desses combustíveis, nas suas mais diversas formas, está entre os principais responsáveis pela emissão dos gases de efeito estufa, o que tem levado a uma crise ambiental em escala planetária. Nesse contexto, as energias renováveis, tais como a hidráulica, a solar, a eólica, a geotérmica e a biomassa, aparecem como alternativas para se reduzir o impacto do uso dos combustíveis fósseis no meio ambiente, substituindo-se progressivamente o uso de petróleo e de outras fontes não renováveis de energia por fontes mais limpas. Estima-se que as fontes de energia renováveis respondam, atualmente, por mais de 40% da oferta energética no Brasil, ao passo que, no mundo, o valor é em torno de 10%. Esses valores, em uma primeira análise, colocam o Brasil em destaque mundial no que se refere ao uso de fontes renováveis de energia. Boa parte da energia elétrica do país é gerada em grandes usinas hidrelétricas, o que provoca significativos impactos ambientais e sociais, tais como o alagamento de grandes áreas, a perda da biodiversidade local e a remoção de famílias nas áreas atingidas. Da mesma forma, o uso de lenha e carvão vegetal gera grandes impactos decorrentes do corte da vegetação nativa. Outras fontes renováveis que ensejam o uso de derivados da cana-de-açúcar, como o bagaço e o álcool, que, no caso, é o etanol, também geram problemas ambientais e sociais igualmente relevantes, como a expansão de canaviais em extensas áreas, as queimadas e a emissão de gases. Ao ser usado como combustível, o etanol pode ser poluente. Assim, o uso de energia renovável deveria ser visto com mais cautela, pois a sua produção, muitas vezes, envolve impactos diretos e indiretos no ambiente. Célio Bermann. Crise ambiental e as energias renováveis. In: Ciência e
Cultura. Ano 60, n.o 3, jul./ago./set., 2008, p. 20-29 (com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens.
A Infere-se do texto que a substituição de fontes não renováveis de energia por fontes renováveis é alternativa adequada para serem evitados impactos ambientais.
B O Protocolo de Kyoto e a reunião Copenhague (COP 15) tratam do comprometimento de nações industrializadas em reduzirem suas emissões de gás carbônico.

10) (PAS/UNB-09) Considerada o maior reduto de vida do planeta, a Amazônia está mudando. Essa mudança na paisagem amazônica vem ocorrendo, em ritmo crescente, nos últimos anos. Qualquer pessoa que sobrevoasse a Amazônia nos anos 50 do século XX veria a paisagem como uma floresta contínua, com algumas clareiras nas margens dos rios e nas vizinhanças das principais cidades. Hoje, um voo por certas áreas da Amazônia brasileira, principalmente por suas partes nordeste e sul, mostrará imensas manchas decorrentes do desmatamento, com terra desnuda ou recoberta com pastagens e cultivos agrícolas. O Amapá tem 95% de sua floresta preservados, ao passo que o nordeste do Pará e o oeste do Maranhão conservam cerca de 23% da vegetação amazônica, divididos em fragmentos, o que evidencia índices de desmatamentos semelhantes aos registrados na Mata Atlântica, na região sudeste. Tal panorama causa desolação a muitos, mas é motivo de orgulho para outros. Os desolados pensam na floresta perdida, na grande quantidade de espécies extintas, no imenso patrimônio biológico e evolutivo desperdiçado (e, com ele, as oportunidades perdidas de novos conhecimentos, produtos e negócios). Pensam, ainda, no povo da floresta, desprovido do seu modo de vida, sem oportunidades de materializar sua cultura, suas crenças e sua arte. Já os orgulhosos argumentam que isso significa progresso e vislumbram a Amazônia finalmente inserida no processo nacional de desenvolvimento, produzindo grãos, exportando minérios para o mundo e gerando energia para o país. M. B. Martins Praxedes et al. A Amazônia está mudando. In: Ciência Hoje, v. 40, n.o 239 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens.
A A expansão pecuária e agrícola na Amazônia, aludida no texto, é exemplo de ação antrópica que interfere no equilíbrio dos ecossistemas amazônicos. Essa expansão tem sido fundamentada por uma ética cujos critérios de valoração incluem argumentos desenvolvimentistas referentes ao crescimento econômico da região.
B Há correlação entre o processo de desmatamento e ocupação da Amazônia, aludido no texto, e o aumento, nessa região, do número de casos de doenças, como, por exemplo, da malária e da leishmaniose.

11) (PAS/UNB-09) Em ecologia, os termos Amazônia e Mata Atlântica, citados no texto da questão de
nº 12, são exemplos de:
A população. B ecossistema. C bioma. D nicho.

12) (PUC-SP) Sobre os liquens, pode-se afirmar que eles são resultantes de uma associação biológica. Pergunta-se:
a) Como é denominada essa associação?
b) Que tipos de organismos formam um líquen?
c) Qual a vantagem dessa associação para esses organismos?

13) (Unesp) Moradores dizem que há risco de queda de árvores na zona norte.
(...) Um dos moradores reclama de duas árvores cheias de cupim, que ficam em frente à sua casa: " - Quero ver quando a árvore cair sobre um carro e matar alguém, o que a prefeitura vai dizer."(...) (Folha de S.Paulo)
Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações inter-específicas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de:
a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.

14) (UEPG) Quanto às relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, julgue os itens a seguir:
01) Enquanto as onças devoram a sua presa, os urubus esperam. As relações ecológicas envolvidas nessa situação são: predador e parasita.
02) Muitos inseticidas como o DDT foram utilizados indiscriminadamente no controle dos insetos. Posteriormente perderam
muito da sua eficiência porque alguns insetos são portadores de variações genéticas que condicionam resistência aos inseticidas e que podem ser transmitidos aos seus descendentes.
04) Quando Alexander Fleming observou em 1927 que o mofo verde, cientificamente conhecido como Penicillium notatum, impedia o desenvolvimento de colônia de bactérias nas proximidades do seu micélio, estava diante de um caso de antibiose.
08) A relação entre abelhas e plantas, cujas flores polinizam, deve ser classificada como inquilinismo.
Dê como resultado a soma dos itens corretos: _______________.

15) (Efei-MG) Dar o nome da relação ecológica, seja associação harmônica ou desarmônica, nos seguintes casos:
I. Associação harmônica de orquídeas, bromélias e samambaias que vivem em troncos de árvores de florestas, sem ocorrer prejuízo para os associados.
II. Associação harmônica entre certas angiospermas com animais alados (certos insetos e beija-flor), em que há troca de nutrição por polinização.
III. Associação desarmônica de certos insetos ortópteros (como o louva-a-deus) que devoram outros insetos de várias ordens, promovendo o equilíbrio ecológico no ecossistema.
IV. Associação desarmônica entre o verme Schistosoma mansoni (sob a forma larvária de miracídio) com o molusco de água doce (caramujo Biomphalaria).

16) (UFF-PR) Os itens enumerados a seguir são exemplos de diferentes relações entre os seres vivos.
I. A caravela vive flutuando nas águas do mar. É formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho. Uns são responsáveis pela flutuação, outros pela captura de alimentos, outros pela defesa.
II. As orquídeas, para conseguirem luz, prendem-se com suas raízes ao tronco e aos ramos altos das árvores.
III. O leão mata e devora o gnu rajado, para se alimentar.
IV. O fungo fornece água e sais minerais retirados do meio para a alga; esta, por sua vez, fornece ao fungo as substâncias orgânicas que produz.
As relações descritas nesses itens são classificadas, respectivamente, como:
a) colônia/inquilinismo/predação/mutualismo.
b) comunidade/parasitismo/canibalismo/comensalismo.
c) mutualismo/parasitismo/predatismo/simbiose.
d) população/inquilinismo/canibalismo/mutualismo.
e) comunidade/inquilinismo/canibalismo/simbiose.

17) (UEL-PR) “O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos.”
O fenômeno descrito constitui uma relação ecológica do tipo:
a) mutualismo. b) competição. c) predatismo. d) parasitismo. e) amensalismo.

18) (Enem) Um estudo recente feito no Pantanal dá uma boa ideia de como o equilíbrio entre as espécies, na natureza, é um verdadeiro quebra-cabeça. As peças do quebra-cabeça são o tucano-toco, a arara-azul e o manduvi. O tucano-toco é o único pássaro que consegue abrir o fruto e engolir a semente do manduvi sendo, assim, o principal dispersor de suas sementes. O manduvi, por sua vez, é uma das poucas árvores onde as araras-azuis fazem seus ninhos. Até aqui, tudo parece bem encaixado, mas… é justamente o tucano-toco o maior predador de ovos de arara-azul – mais da metade dos ovos das araras são predados pelos tucanos. Então, ficamos na seguinte encruzilhada: se não há tucanos-toco, os manduvis se extinguem, pois não há dispersão de suas sementes e não surgem novos manduvinhos, e isso afeta as araras-azuis, que não têm onde fazer seus ninhos. Se, por outro lado, há muitos tucanos-toco, eles dispersam as sementes dos manduvis, e as araras-azuis têm muito lugar para fazer seus ninhos, mas seus ovos são muito predados. Internet: (com adaptações).
De acordo com a situação descrita:
a) o manduvi depende diretamente tanto do tucano-toco como da arara-azul para sua sobrevivência.
b) o tucano-toco, depois de engolir sementes de manduvi, digere-as e torna-as inviáveis.
c) a conservação da arara-azul exige a redução da população de manduvis e o aumento da população de tucanos-toco.
d) a conservação das araras-azuis depende também da conservação dos tucanos-toco, apesar de estes serem predadores daquelas.
e) a derrubada de manduvis em decorrência do desmatamento diminui a disponibilidade de locais para os tucanos fazerem seus ninhos.

19) (Mack-SP) Considere as seguintes relações ecológicas:
■ Liquens; ■ Micorrizas; ■ Epifitismo; ■ Parasitismo.
A respeito das relações ecológicas acima, considere as afirmações:
I. Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de fungos;
II. Em duas delas, há o envolvimento obrigatório de bactérias;
III. Em nenhuma delas, há o envolvimento de plantas superiores.
Assinale:
a) se apenas I está correta. c) se apenas III está correta.
b) se apenas II está correta. d) se apenas I e II estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.

20) (FUVEST) Indique a seqüência em que ocorrem os acontecimentos abaixo, causados pelo lançamento, numa represa, de grande quantidade de esgoto com resíduos orgânicos.
(1) proliferação de seres anaeróbios. (2) proliferação intensa de microorganismos. (3) aumento de matéria orgânica disponível. (4) diminuição da quantidade de oxigênio disponível na água. (5) morte dos seres aeróbios.
Qual desses acontecimentos é conhecido como eutrofização?


21) (FUVEST) Dentre as várias formas de interferência do homem moderno no ambiente natural podem ser citados o efeito-estufa e a destruição da camada de ozônio. Escolha um desses dois fenômenos e explique como ele é provocado e uma das conseqüências previsíveis advindas desse fenômeno para a humanidade.


22) (FUVEST) A concentração de gás na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do século XIX; estima-se que se quadruplicou no ano 2000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?
a) ampliação da área de terras cultivadas;
b) utilização crescente de combustíveis fósseis;
c) crescimento demográfico das populações humanas;
d) maior extração de alimentos do mar;
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.


23) Considere os seguintes itens:
I. agrotóxicos que destroem ovos; II. agrotóxicos que matam larvas; III. vírus que atacam larvas.

O controle biológico de pragas pode ser feito através de, apenas:
a) I b) II c) III d) I e III e) II e III


24) Denominamos Eutrofização ou Eutroficação o fenômeno no qual o ambiente aquático caracteriza-se por uma elevada quantidade de nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos. Este fenômeno é resultante da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que localizam-se na superfície. Discorra sobre este trecho.


25) (FGV-SP) Os inseticidas organo-clorados são extremamente nocivos e sua utilização é controlada - em
alguns casos, proibida - por serem muito estáveis e permanecerem por anos nos ecossistemas. Em consequência, considerando-se a cadeia alimentar:

capim - gafanhoto - lagarto - cobra - gavião,

é certo que a maior concentração desses inseticidas por unidade de massa do organismo seja encontrada:
a) no gavião. b ) na cobra. c) no lagarto. d) no gafanhoto. e) no capim.



BOM TRABALHO!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

professora pode ser digitada?

Biologia disse...

Pode ser digitada, certo?
Profª Débora Marcelo.

Anônimo disse...

professora
exemplo:

eu imprimi essas questões
ai eu posso em outras folhas justificar uma por uma , digitando ou maniscrito ou das duas formas ?

Biologia disse...

Como vc preferir. O que me interessa são as questões justificadas!Será em grupo, certo?
Abraço, profª Débora.

Anônimo disse...

Professora Biologia-Tem as respostas?

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