Advertise Here

Biologia

- Another Blogger Blog's

PÁG 551

1) a) conjunto de indivíduos de mesma espécie em um mesmo local;

b) conjunto de indivíduos de espécies diferentes em um mesmo local;

c) conjunto de fatores bióticos mais fatores abióticos;

d) conjunto de ecossistemas.

2) Através da energia solar os seres produtores fabricam seu próprio alimento (por meio da fotossíntese). Esse alimento, na cadeia alimentar, é transferido de nível para nível trófico, uma vez que um ser vivo serve de alimento a outro ser vivo. Esse alimento adquirido é convertido em energia, através da respiração, e utilizado para as atividades metabólicas dos seres.

5) a) GRAMÍNEA – GRILO – SAPO – COBRA – ÁGUIA (produtores – C1 – C2 – C3 – C4);

b) SAPO: habitat – lagoa;

nicho ecológico: - carnívoro;

- hábitos noturnos;

- reprodução sexuada e ovíparos.

PÁG 554

2) B (os ratos, uma vez que perdem seus predadores naturais, podem se reproduzir mais, logo, essa superpopulação provoca uma procura maior por alimento, provocando a diminuição da quantidade de milho.

5) E (as teias alimentares possibilitam a transferência de alimento de um ser para outro, ou seja, de um nível trófico a outro. Esse alimento, por sua vez é convertido em energia para ser utilizada nas diversas atividades dos seres vivos.)

6) Animais consumidores primários (fala-se em substâncias de efeito residual, ou seja, que se acumulam ao longo da cadeia alimentar, logo, pelos exemplos dados os consumidores primários serão os mais afetados).

PÁG 555

1) a) capim coelho abutre

P C1 C2

1º NÍVEL 2º NIVEL 3º NÍVEL

Os abutres, os urubus e as hienas são animais detritívoros ou saprófitas, ou seja, se alimentam de carne podre – em decomposição. Portanto, não são decompositores.

b) Os decompositores (microrganismos) transformam a matéria orgânica em sais minerais que serão absorvidos pelos produtores, dando continuidade à cadeia alimentar.

5) Mesma resposta da questão de nº 03 da pág. 551.

1 comentários:

Anônimo disse...

sabes me responde mais algumas da pagina 555 ?

Postar um comentário