Advertise Here

Biologia

- Another Blogger Blog's

Comments: (0)
Caríssimos,
Até sexta-feira, 17 de dezembro, estarei na escola para eventuais dúvidas sobre o conteúdo para a Avaliação de RECUPERAÇÃO FINAL.
Até lá!
Profª Débora Marcelo.
Queridos,
A professora Zionora está divulgando as notas de BIOLOGIA, referentes ao 4º bimestre. Procurem-na ainda esta semana, certo?
Abraços,
Profª Débora Marcelo.

(TIPO A)

QUESTÃO 01

(PUC/RS-2009 – com adaptações) O aquecimento global pode trazer conseqüências severas para a espécie humana. Milhares de pessoas morreram na Europa durante o verão de 2003. Neste ano, as temperaturas chegaram a 3,6 graus Celsius acima da média histórica, tendo havido perdas na produção agrícola de até 25%. Em artigo publicado recentemente na revista científica Nature, cientistas relacionaram perdas na produção agrícola a aumentos anormais de temperatura. Com relação ao aquecimento global e outras questões ambientais, analise as alternativas abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(E )

a intensificação do efeito estufa deve-se ao aumento da concentração atmosférica de CO2 e ao aumento da extensão do buraco na camada de Ozônio.

b)

(E )

as queimadas, embora sejam causadoras de determinados prejuízos ecológicos locais e em escala global, não afetam a estrutura populacional da floresta, no que diz respeito à fauna e à flora.

c)

(C )

a energia proveniente do Sol, essencial para o controle do ciclo hidrológico terrestre, desempenha papel fundamental nos processos de troca de energia que ocorrem na Terra.

d)

( E)

O metano (CH4), o gás carbônico (CO2) e os clorofluorocarbonetos (CFC) estão relacionados, direta ou indiretamente, à intensificação do efeito estufa, mas não à destruição da camada de ozônio.

e)

( C)

As águas profundas são ricas em nutrientes minerais. O bombeamento dessas águas para a superfície provoca a eutroficação, permitindo a proliferação das algas planctônicas. A taxa de fotossíntese será aumentada e, conseqüentemente, a quantidade absorvida do CO2 atmosférico também será aumentada, podendo minimizar o efeito estufa.

QUESTÃO 02

(UNB/DF) Na Amazônia, a exuberância da vegetação contrasta com a mesmice dos comportamentos humanos. As formas com que as relações ecológicas buscam a homeostase do ecossistema são tão diversas e ao mesmo tempo tão cristalinas que tornam aquela região uma coisa mágica. Um pássaro Japiim (Cacicus cela) constrói seu ninho em forma de saco alongado sobre galhos da Sumaúma (Ceiba petandra), a maior árvore da várzea amazônica. Antes, certifica-se de que lá já se encontrem os ninhos das vespas amarelas (Athrvon áurea). A razão disto: os Japiins são barulhentos e isto atrai predadores e também o Japó (Psarocollus decumanus) que invariavelmente tenta roubar-lhe o ninho. Os Japiins excitam as vespas batendo nos ninhos destas e recolhem-se aos seus próprios ninhos. As vespas, então, se encarregam de mandar para longe os invasores.” (Ronaldo Alves. 10: “Rio Demene, um caminho para a Amazônia”. Jornal O Estado de São Paulo. Abril. 1992.)

Com base no texto leia atentamente os itens abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(C )

As vespas amarelas e a árvore sumaúma caracterizam uma relação harmônica interespecífica denominada inquilinismo.

b)

( E)

No texto, a relação que mais se apresenta como uma forma de mutualismo é a que ocorre entre o Japiim e as vespas amarelas.

c)

(E )

É conhecido o fato de que a Sumaúma, através de substâncias químicas presentes em suas raízes, inibem a germinação de outras árvores, fenômeno este denominado epifitismo.

d)

( E)

Os Japós também fazem ninho em forma de saco alongado.

e)

(C )

Amazônia, no texto, corresponde a um ecossistema.

QUESTÃO 03

(UnB/DF) O pau-brasil foi o primeiro recurso biológico explorado comercialmente pelos colonizadores portugueses no século XVI. A preocupação com a proteção dessa riqueza levou os governantes a tomarem medidas. O texto a seguir reproduz trechos do “Regimento do Pau-Brasil”, de 12 de dezembro de 1605, baixado pelo Rei Filipe II de Portugal e III da Espanha.

Eu El-rei. Faço saber aos que este Meu Regimento virem que sendo informado das muitas desordens que há no sertão do pau-brasil, e na conservação dele, de haver hoje muita falta, e ir-se buscar muitas léguas pelo sertão adentro, cada vez será o dano maior se não se der nisso a ordem conveniente, e necessária, como em cousa de tanta importância (...) Mandei fazer este Regimento que Hei por bem, se mande se guarde daqui em diante inviolavelmente (...)

Parágrafo 1º - Primeiramente Hei por bem, e Mando, que nenhuma pessoa possa cortar, nem mandar cortar o dito pau-brasil, os seus escravos ou feitores seus, sem expressa licença, ou escrito do Provedor Mor de Minha Fazenda, de cada uma das Capitanias, em cujo distrito estiver a mata e confiscação de toda sua fazenda.

(...)

Parágrafo 3º - O dito Provedor Mor fará fazer um livro por ele assinado e numerado, no qual se registrarão todas as licenças que assim der, declarando os nomes das pessoas a que se derem e se declarará a quantidade de pau-brasil para que se lhes dê licença e se obrigará a entregar ao contratador toda a dita quantidade.

(...)

Parágrafo 6º - Para que não se corte mais quantidade de pau-brasil que eu tiver dado por contrato, nem se carregue a cada Capitania mais do que boamente se pode tirar dela; Hei por bem que em cada um ano se faça repartição da quantidade de pau-brasil que se há de cortar em cada uma das Capitanias, em que há mata dele, de modo que em todo não se exceda a quantidade do contrato.

Parágrafo 7º - A dita repartição de pau-brasil que se há de cortar em cada Capitania se fará em presença do Meu Governador daquele Estado pelo Provedor Mor da Minha Fazenda (...) e nela se terá respeito do estado das matas de cada uma das ditas Capitanias, para não lhes carregarem mais nem menos pau-brasil do que convém para benefício das ditas matas (...)

(B. J. SOUZA. O pau-brasil na história nacional. São Paulo: Companhia Editora Nacioanl, Coleção Brasiliana, vol. 162, 1939 - com adaptações.)

Acerca das informações contidas no fragmento acima do tema por ele abordado, leia atentamente os itens abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(E )

A motivação para a edição do “Regimento do Pau-Brasil” foi a percepção, pelo poder real, de que a exploração dessa madeira estava sendo feita de modo muito destrutivo, apesar de não ser necessário buscá-la cada vez mais longe.

b)

( E)

O pau-brasil é endêmico do Cerrado, daí o termo “sertão” utilizado por El-Rei na introdução do Regimento.

c)

( C)

O parágrafo 7º, ao determinar que era preciso fazer um levantamento da situação das matas das Capitanias, “para não lhes carregarem mais nem menos pau-brasil do que convém para benefício das ditas matas”, evidencia que, mesmo intuitivamente, buscava-se uma exploração equilibrada do pau-brasil.

d)

( C)

O parágrafo 6º demonstra que, além de garantir a possibilidade de renovação da população de pau-brasil, El-Rei estava preocupado com o cumprimento dos contratos de exploração da referida madeira.

e)

( C)

Um conjunto de pau-brasil, na floresta, corresponde a uma população.

QUESTÃO 04

(ENEM/2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca: ( leia atentamente os itens abaixo, analise-os e assinale a única alternativa CORRETA). (0,7)

a)

( )

aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b)

( )

redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c)

( )

aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d)

(X )

A aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e)

( )

redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

QUESTÃO 05

(FMTM-MG) Quando uma cidade despeja os dejetos orgânicos num manancial (rio ou represa, por exemplo), ocorrem naquele ecossistema várias modificações bioquímicas e biológicas que podem deixá-lo poluído. Um rio poluído apresenta: ( leia atentamente os itens abaixo, analise-os e assinale a única alternativa CORRETA). (0,7)

a)

( )

Elevado teor de oxigênio dissolvido e alto índice de coliformes fecais.

b)

( )

Baixo índice de coliformes fecais e baixa DBO (demanda bioquímica de oxigênio).

c)

( X)

Elevada DBO e alto índice de processos anaeróbicos.

d)

( )

Elevado índice de processos aeróbicos e baixo teor de oxigênio dissolvido.

e)

( )

Alto índice de coliformes fecais e baixo índice de processos anaeróbicos.

QUESTÃO 06

Sobre ecologia, analise as alternativas abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. A resposta da questão será a soma dos valores correspondentes às alternativas corretas. (0,6)

Alternativas:

Valores:

a)

( E )

Os coliformes fecais, além de serem transmissores de doenças, são bioindicadores de pureza de água, ou seja, demonstram a eutrofização da água de um lago, por exemplo.

001

b)

(C )

O gás metano é inflamável e causador do efeito estufa. É obtido pela digestão dos alimentos nos ruminantes.

002

c)

( E )

No lixo pode-se encontrar o chumbo, elemento presente nos aparelhos eletrônicos, como baterias de celulares, e que é considerado uma substância de efeito acumulativo na cadeia alimentar, ou seja, seus resíduos são maiores nos produtores e menores nos consumidores desta cadeia.

004

d)

( C )

Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.

008

e)

( E )

Entre São Paulo e Rio de Janeiro encontra-se a Mata Atlântica. Em ecologia, o termo Mata Atlântica é exemplo de nicho ecológico.

016

Dê como resultado a soma das alternativas corretas: 010


(TIPO B)

QUESTÃO 01

(PUC/RS-2009 – com adaptações) O aquecimento global pode trazer conseqüências severas para a espécie humana. Milhares de pessoas morreram na Europa durante o verão de 2003. Neste ano, as temperaturas chegaram a 3,6 graus Celsius acima da média histórica, tendo havido perdas na produção agrícola de até 25%. Em artigo publicado recentemente na revista científica Nature, cientistas relacionaram perdas na produção agrícola a aumentos anormais de temperatura. Com relação ao aquecimento global e outras questões ambientais, analise as alternativas abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(C )

As águas profundas são ricas em nutrientes minerais. O bombeamento dessas águas para a superfície provoca a eutroficação, permitindo a proliferação das algas planctônicas. A taxa de fotossíntese será aumentada e, conseqüentemente, a quantidade absorvida do CO2 atmosférico também será aumentada, podendo minimizar o efeito estufa.

b)

(E )

as queimadas, embora sejam causadoras de determinados prejuízos ecológicos locais e em escala global, não afetam a estrutura populacional da floresta, no que diz respeito à fauna e à flora.

c)

(E )

O metano (CH4), o gás carbônico (CO2) e os clorofluorocarbonetos (CFC) estão relacionados, direta ou indiretamente, à intensificação do efeito estufa, mas não à destruição da camada de ozônio.

d)

( C)

a energia proveniente do Sol, essencial para o controle do ciclo hidrológico terrestre, desempenha papel fundamental nos processos de troca de energia que ocorrem na Terra.

e)

( E)

a intensificação do efeito estufa deve-se ao aumento da concentração atmosférica de CO2 e ao aumento da extensão do buraco na camada de Ozônio.

QUESTÃO 02

(UNB/DF) Na Amazônia, a exuberância da vegetação contrasta com a mesmice dos comportamentos humanos. As formas com que as relações ecológicas buscam a homeostase do ecossistema são tão diversas e ao mesmo tempo tão cristalinas que tornam aquela região uma coisa mágica. Um pássaro Japiim (Cacicus cela) constrói seu ninho em forma de saco alongado sobre galhos da Sumaúma (Ceiba petandra), a maior árvore da várzea amazônica. Antes, certifica-se de que lá já se encontrem os ninhos das vespas amarelas (Athrvon áurea). A razão disto: os Japiins são barulhentos e isto atrai predadores e também o Japó (Psarocollus decumanus) que invariavelmente tenta roubar-lhe o ninho. Os Japiins excitam as vespas batendo nos ninhos destas e recolhem-se aos seus próprios ninhos. As vespas, então, se encarregam de mandar para longe os invasores.” (Ronaldo Alves. 10: “Rio Demene, um caminho para a Amazônia”. Jornal O Estado de São Paulo. Abril. 1992.)

Com base no texto leia atentamente os itens abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(E )

As vespas amarelas e a árvore sumaúma caracterizam uma relação harmônica interespecífica denominada sociedade.

b)

( C)

Amazônia, no texto, corresponde a um ecossistema.

c)

(C )

É conhecido o fato de que a Sumaúma, através de substâncias químicas presentes em suas raízes, inibem a germinação de outras árvores, fenômeno este denominado amensalismo.

d)

( E)

Os Japós também fazem ninho em forma de saco alongado.

e)

(E )

No texto, a relação que mais se apresenta como uma forma de mutualismo é a que ocorre entre o Japiim e as vespas amarelas.

QUESTÃO 03

(UnB/DF) O pau-brasil foi o primeiro recurso biológico explorado comercialmente pelos colonizadores portugueses no século XVI. A preocupação com a proteção dessa riqueza levou os governantes a tomarem medidas. O texto a seguir reproduz trechos do “Regimento do Pau-Brasil”, de 12 de dezembro de 1605, baixado pelo Rei Filipe II de Portugal e III da Espanha.

Eu El-rei. Faço saber aos que este Meu Regimento virem que sendo informado das muitas desordens que há no sertão do pau-brasil, e na conservação dele, de haver hoje muita falta, e ir-se buscar muitas léguas pelo sertão adentro, cada vez será o dano maior se não se der nisso a ordem conveniente, e necessária, como em cousa de tanta importância (...) Mandei fazer este Regimento que Hei por bem, se mande se guarde daqui em diante inviolavelmente (...)

Parágrafo 1º - Primeiramente Hei por bem, e Mando, que nenhuma pessoa possa cortar, nem mandar cortar o dito pau-brasil, os seus escravos ou feitores seus, sem expressa licença, ou escrito do Provedor Mor de Minha Fazenda, de cada uma das Capitanias, em cujo distrito estiver a mata e confiscação de toda sua fazenda.

(...)

Parágrafo 3º - O dito Provedor Mor fará fazer um livro por ele assinado e numerado, no qual se registrarão todas as licenças que assim der, declarando os nomes das pessoas a que se derem e se declarará a quantidade de pau-brasil para que se lhes dê licença e se obrigará a entregar ao contratador toda a dita quantidade.

(...)

Parágrafo 6º - Para que não se corte mais quantidade de pau-brasil que eu tiver dado por contrato, nem se carregue a cada Capitania mais do que boamente se pode tirar dela; Hei por bem que em cada um ano se faça repartição da quantidade de pau-brasil que se há de cortar em cada uma das Capitanias, em que há mata dele, de modo que em todo não se exceda a quantidade do contrato.

Parágrafo 7º - A dita repartição de pau-brasil que se há de cortar em cada Capitania se fará em presença do Meu Governador daquele Estado pelo Provedor Mor da Minha Fazenda (...) e nela se terá respeito do estado das matas de cada uma das ditas Capitanias, para não lhes carregarem mais nem menos pau-brasil do que convém para benefício das ditas matas (...)

(B. J. SOUZA. O pau-brasil na história nacional. São Paulo: Companhia Editora Nacioanl, Coleção Brasiliana, vol. 162, 1939 - com adaptações.)

Acerca das informações contidas no fragmento acima do tema por ele abordado, leia atentamente os itens abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. (1,0)

a)

(E )

A motivação para a edição do “Regimento do Pau-Brasil” foi a percepção, pelo poder real, de que a exploração dessa madeira estava sendo feita de modo muito destrutivo, apesar de não ser necessário buscá-la cada vez mais longe.

b)

( C)

Um conjunto de pau-brasil, na floresta, corresponde a uma população.

c)

( C)

O parágrafo 7º, ao determinar que era preciso fazer um levantamento da situação das matas das Capitanias, “para não lhes carregarem mais nem menos pau-brasil do que convém para benefício das ditas matas”, evidencia que, mesmo intuitivamente, buscava-se uma exploração equilibrada do pau-brasil.

d)

( C)

O parágrafo 6º demonstra que, além de garantir a possibilidade de renovação da população de pau-brasil, El-Rei estava preocupado com o cumprimento dos contratos de exploração da referida madeira.

e)

( E)

O pau-brasil é endêmico do Cerrado, daí o termo “sertão” utilizado por El-Rei na introdução do Regimento.

QUESTÃO 04

(ENEM/2009) O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.

A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca: ( leia atentamente os itens abaixo, analise-os e assinale a única alternativa CORRETA). (0,7)

a)

(X )

aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

b)

( )

redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c)

( )

aumento da produção de carboidratos de origem vegetal.

d)

( )

A aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

e)

( )

redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

QUESTÃO 05

(FMTM-MG) Quando uma cidade despeja os dejetos orgânicos num manancial (rio ou represa, por exemplo), ocorrem naquele ecossistema várias modificações bioquímicas e biológicas que podem deixá-lo poluído. Um rio poluído apresenta: ( leia atentamente os itens abaixo, analise-os e assinale a única alternativa CORRETA). (0,7)

a)

( )

Elevado teor de oxigênio dissolvido e alto índice de coliformes fecais.

b)

( )

Baixo índice de coliformes fecais e baixa DBO (demanda bioquímica de oxigênio).

c)

( )

Alto índice de coliformes fecais e baixo índice de processos anaeróbicos.

d)

( )

Elevado índice de processos aeróbicos e baixo teor de oxigênio dissolvido.

e)

(X )

Elevada DBO e alto índice de processos anaeróbicos.

QUESTÃO 06

Sobre ecologia, analise as alternativas abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas. A resposta da questão será a soma dos valores correspondentes às alternativas corretas. (0,6)

Alternativas:

Valores:

a)

( E)

Os coliformes fecais, além de serem transmissores de doenças, são bioindicadores de pureza de água, ou seja, demonstram a eutrofização da água de um lago, por exemplo.

001

b)

(E )

Entre São Paulo e Rio de Janeiro encontra-se a Mata Atlântica. Em ecologia, o termo Mata Atlântica é exemplo de nicho ecológico.

002

c)

( E)

No lixo pode-se encontrar o chumbo, elemento presente nos aparelhos eletrônicos, como baterias de celulares, e que é considerado uma substância de efeito acumulativo na cadeia alimentar, ou seja, seus resíduos são maiores nos produtores e menores nos consumidores desta cadeia.

004

d)

( C)

Substância oleosa e inflamável, o petróleo é a principal fonte de energia na atualidade. O fato de o mesmo ser um recurso esgotável, aliado ao seu grande valor econômico, fizeram com que o combustível se tornasse um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo.

008

e)

( C)

O gás metano é inflamável e causador do efeito estufa. É obtido pela digestão dos alimentos nos ruminantes.

016

Dê como resultado a soma das alternativas corretas: 024

BOM DESEMPENHO!!!