Advertise Here

Biologia

- Another Blogger Blog's

Bonitos,
Esta lista de exercícios deverá ser respondida em grupo de 4 ou 5 pessoas, impreterivelmente, e devidamente justificada.
Data de entrega: 26/11/2010 - não serão aceitas listas fora desta data.
Valor: 2,0 pontos.
Vale lembrar,mais uma vez, que a prova bimestral estará relacionada ao conteúdo das duas listas.Portanto, TODOS do grupo devem respondê-la, certo?
Bom trabalho!!!


NOMES:_____________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
____________________________________________________________________ Nº _______
SERIE/TURMA:
PROFª DÉBORA MARCELO BIOLOGIA 4º BIMESTRE

EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O PAS/UNB

OBS: Todas as questões, dos últimos vestibulares (PAS/UNB), devem ser justificadas.

01) À entrada de um circo, ouvia-se a seguinte música.
Meu vizinho jogou uma semente no seu quintal
De repente brotou um tremendo matagal
Quando alguém lhe perguntava que mato é esse que eu nunca vi
Ele só respondia: não sei, não conheço, isso nasceu aí
Mas foi pintando sujeira a Patamo estava sempre na jogada
Porque o cheiro era bom
E ali sempre estava uma rapaziada
Os homens desconfiaram
Ao ver todo dia uma aglomeração
E deram o bote perfeito
E levaram todos eles pra averiguação...
Bezerra da Silva.
A letra da música acima aborda o tema do consumo de drogas. Com auxílio da letra dessa música, julgue os itens a seguir, acerca do tema nela retratado.
a- “ E ali sempre estava uma rapaziada” refere-se a uma situação de integração social que contribui para a diminuição dos atos de violência, nos centros urbanos.
b- O consumo de drogas representa atualmente um grave problema de saúde pública, com conseqüências sociais e econômicas alarmantes.
c- As bebidas alcoólicas não são consideradas drogas, pois seu consumo é social e licitamente aceito.
d- Mesmo consumidos em pequenas quantidades, os psicotrópicos podem alterar o comportamento do usuário.
e- Embora possa provocar inicialmente uma sensação de euforia e bem-estar, a repetição do uso de drogas pode levar a um poderoso e inescapável ciclo de uso que freqüentemente danifica o cérebro e outros órgãos.

02) Entre os animais que participam das atividades circenses, destacam-se os cavalos, as zebras, os elefantes, os leões e os camelos. Abaixo está reproduzido um diálogo interessante entre a mamãe camelo e seu bebê.

Bebê: Mãe, mãe, posso te perguntar uma coisa?
Mãe: Claro! O quê, meu filhote?
Bebê: Por que os camelos têm corcova?
Mãe: Bem, meu filhote, nós somos animais do deserto, precisamos das corcovas para reservar água e por isso mesmo somos conhecidos por sobreviver muitos dias sem beber água.
Bebê: Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
Mãe (orgulhosa): Filho, elas são assim para que possamos caminhar no deserto. Com essas pernas podemos nos movimentar melhor que qualquer outro animal por aquelas areias.
Bebê: Humm! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
Mãe (ainda mais orgulhosa): Filhotinho, esses cílios longos e grossos são como uma capa protetora para os olhos. Eles protegem os nossos olhos quando atingidos pela areia e pelo vento do deserto!
Bebê: Sim. Se a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar melhor na areia do deserto e os cílios são para proteger nossos olhos da areia, então, que estamos fazendo aqui no circo?
Com auxílio do texto acima, julgue os itens a seguir.
a- Nos circos itinerantes, os animais não apresentam problemas de adaptação climática.
b- O formato das patas e a corcova do camelo são evidências de que ele utiliza estratégia de mimetismo para fugir dos predadores.
c- O nicho ecológico do camelo é definido com base no que ele come, nos horários em que se alimenta, na forma como utiliza o ambiente em que vive e n a s interações com outras espécies dentro de seu habitat.
d- Por atuar como solvente ou reagente nos processos biológicos, a água é uma substância fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.

03) Em vez de ir a circos com animais, visite um santuário para animais de circo. Dessa forma, você estará ajudando os animais de circo que foram resgatados. Internet:. Acesso em 6/11/2003.
Com relação ao tema abordado acima, julgue os itens seguintes.
a- Os animais silvestres retirados de seu habitat original e confinados durante longo tempo em cativeiro adaptam-se facilmente quando retornam ao ambiente natural.
b- Uma campanha contra a presença de animais em circos constituiria tema de interesse da área de educação ambiental.
c- O slogan “ circo legal não tem animal”, mencionado acima, permite uma reflexão acerca da ética na relação entre o homem e a natureza.
d- A captura de animais silvestres, de modo geral, constitui uma atividade ilegal.

04) Os elefantes são extremamente inteligentes e vivem em grupos, com papéis sociais definidos. Ficam de luto por seus mortos e são capazes de reconhecer um familiar, mesmo tendo sido separados deles quando filhotes. Esses animais, nos circos, geralmente mexem constantemente a cabeça, o que é uma característica de neurose de cativeiro. Além disso, sofrem de problemas nas patas por falta de exercícios, pois na natureza os elefantes andam dezenas de quilômetros diariamente. No circo, eles permanecem acorrentados o tempo todo, o que pode provocar alterações físicas importantes, como mudanças de peso. Internet:. Acesso em 6/11/2003 (com adaptações).QUESTÃO2
Considerando o texto, julgue os itens subseqüentes.
a- Uma manada de elefantes constitui uma comunidade, do ponto de vista da ecologia.
b- Quando um elefante morre, a decomposição de seu corpo fará parte do ciclo biogeoquímico do carbono.
c- Sob o ponto de vista d a transferência de matéria e energia, os elefantes ocupam o primeiro nível trófico.
d- Os compostos químicos extraídos diretamente da natureza são benéficos para os seres vivos.

05) À saída do circo, ouvia-se a seguinte música no rádio do microônibus.

... Mamãe, eu acho que estou... ligeiramente grávida.
Mamãe, não fique pálida, a coisa não é ruim.
E se lembre, um dia você já ficou assim.
Mamãe, eu acho que estou... ligeiramente grávida...

Considerando o tema gravidez na adolescência, abordado de forma irônica na música Ligeiramente grávida, parcialmente reproduzida acima, julgue os itens seguintes.
a- A adolescência é o melhor período da vida para engravidar, pois auxilia a jovem a tornar-se independente.
b- A contracepção e a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis são questões que pertencem exclusivamente ao universo feminino.


06) A onça-pintada é um grande felino brasileiro, predador de veado-campeiro, anta e capivara. A circulação da onça-pintada é nas proximidades do Parque Nacional das Emas (GO). No entorno desse parque, predomina a agricultura mecanizada, sobretudo a cultura da soja.
Com base nas informações do texto, julgue os itens a seguir.
1 A destruição dos habitats do veado-campeiro, da anta e da capivara não afeta a onça pintada, uma vez que esse felino não é herbívoro.
2 O conjunto de onças-pintadas na região do Parque Nacional das Emas constitui uma comunidade, ao passo que o conjunto de indivíduos das diversas espécies ali presentes formam uma população de espécies selvagens.
3 Considerando-se apenas as espécies mencionadas no texto, a onça-pintada é classificada como um consumidor primário.

07) A soja é usualmente cultivada na forma de monocultura, podendo causar grandes impactos ambientais. Um deles decorre do fato de a monocultura facilitar o aparecimento de pragas, que freqüentemente são combatidas com o uso intensivo de agrotóxicos. Porém, a principal praga da cultura da soja, que é a lagarta Anticarsia gemmatalis, pode ser controlada por meio do fungo Nomuraea rileyi, capaz de causar uma expressiva taxa de mortalidade em populações dessa lagarta. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
1 Entre a lagarta Anticarsia gemmatalis e o fungo Nomuraea rileyi ocorre uma relação de mutualismo.
2 A utilização do fungo Nomuraea rileyi no controle da Anticarsia gemmatalis constitui um exemplo de controle biológico de pragas.
3 O surgimento de pragas em lavouras deve-se, entre outros fatores, ao desaparecimento de predadores naturais, em conseqüência da perda de seus habitats originais.

08) O efeito da primeira dose de álcool é, em geral, soltar o que está inibido, e isso não significa a mesma coisa para todas as pessoas, nem para a mesma pessoa em diferentes situações. Então, depois de algumas doses de álcool, alguns ficam chorões, outros ficam com sono, outros ficam brigões. Não dá para saber com certeza o que vai acontecer: as pessoas ficam mais instáveis, mais imprevisíveis. Embora o álcool etílico (C2H5OH) seja um depressor do sistema nervoso central, tão poderoso que, em emergências, chega a ser usado como anestésico, o consumo de bebidas alcoólicas vem crescendo no mundo.
Com relação à temática tratada no texto julgue os itens abaixo.
1 O efeito do álcool se faz sentir ao mesmo tempo sobre todo o organismo.
2 A ressaca constitui a manifestação mais forte da síndrome de abstinência produzida pela interrupção do fornecimento de álcool ao organismo.
3 O álcool ingerido por uma gestante não prejudica o feto porque atua somente no sistema nervoso da mãe.

09) Era uma vez um homem que fez a mais significativa e duradoura das descobertas humanas: a produção e a conservação do fogo. Esta pode ser a abertura de qualquer texto que pretenda falar sobre a história da Ciência, uma vez que há milhares de anos nossos ancestrais já utilizavam processos e objetos determinantes para as conquistas científicas e tecnológicas posteriores. Rapidamente, o homem primitivo percebeu que podia tirar partido da luz e do calor da queima da lenha: ela afugentava as feras que disputavam espaço com ele ou que o atacavam e permitia que ele habitasse os lugares frios. Sua alimentação e sua qualidade de vida também mudaram, visto que o cozimento mata as bactérias responsáveis por doenças, conservando os alimentos por mais tempo. Outras técnicas primitivas de preservação de alimentos, principalmente no caso de carnes, eram a salga, adição de uma grande quantidade de cloreto de sódio, que pode ser obtido da água do mar, e a defumação, exposição ao calor da fumaça. Attico Chassot. A Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994, p. 11 (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
a- O texto faz referência a relações de predatismo e de competição interespecífica.
b- Encontram-se, na fumaça produzida pela queima da lenha em ambientes fechados, substâncias tóxicas passíveis de causar doenças respiratórias em seres humanos.
c- Na preparação da carne-seca e salgada, o excesso de sal torna o ambiente desfavorável à sobrevivência de bactérias, fungos e outros organismos. Esses fatores — pouca água e muito sal — retardam significativamente o processo de decomposição do alimento.
d- Além do processo de combustão, os ciclos do oxigênio e do carbono nos ecossistemas incluem processos como a fotossíntese e a respiração.

10) Há referências de que, por volta de 6.000 a.C., fabricava-se cerveja pela fermentação de grãos de cevada que cresciam em forma selvagem na Mesopotâmia. Em 4.000 a.C., a preparação de vinhos, a partir de sucos de tâmara e uva, já era completamente de domínio do homem.
Com relação ao consumo e à produção de bebidas alcoólicas, julgue os itens subseqüentes.
a- Atualmente, o álcool é uma das drogas de maior consumo entre os jovens brasileiros.
b- Atualmente, identifica-se, entre jovens brasileiros, a associação do uso de álcool e maconha com comportamentos sexuais de risco, entre os quais a atividade sexual precoce sem o uso de preservativos.
c- Sabendo-se que o dióxido de carbono é também um produto da fermentação de sucos vegetais, é correto concluir que sua formação poderia ser evidenciada por meio do desprendimento de bolhas de gás durante o processo.

11) Darwin esteve na América do Sul e visitou, no Brasil, as cidades de Salvador e do Rio de Janeiro. Em suas memórias, Darwin recordava-se assim de sua passagem pela América do Sul, quando da viagem que fez a bordo do navio MS Beagle, em torno do mundo, de 1831 a 1836: “Hoje, o que mais vivamente me vem à memória é o esplendor da vegetação dos trópicos, embora a sensação de sublimidade que excitaram em mim os grandes desertos da Patagônia e as montanhas cobertas de bosques da Terra do Fogo tenham deixado uma impressão indelével em minha mente. (...) Tampouco devo passar por alto o descobrimento das singulares relações entre os animais e as plantas do arquipélago de Galápagos e de todos eles com a América do Sul”. Darwin, então um jovem de vinte e um anos, tinha motivos de sobra para espanto. Embora localizadas em latitudes semelhantes, as paisagens observadas nas Ilhas Galápagos e nas florestas tropicais não poderiam ser mais distintas entre si, ainda que fossem ambas fascinantes.
A respeito do texto acima, julgue os itens a seguir.
a- Nas florestas tropicais, a maior parte da biomassa consiste de serapilheira do solo.
b- Ao mencionar a exuberância da vegetação dos trópicos brasileiros com a qual teve contato, Darwin estava se referindo à floresta Amazônica.

12) Em A Origem das Espécies, Charles Darwin comenta o efeito da competição e da predação sobre as espécies e as comunidades, e introduz, de forma indireta, a idéia de nicho ecológico. Além de assinalar que a competição entre indivíduos pertencentes ao mesmo gênero é, em geral, muito mais acirrada do que aquela que ocorre entre gêneros diferentes, ele afirma: “A quantidade de alimentação determina o limite máximo de multiplicação de cada espécie, mas, comumente, o que determina o número médio de indivíduos de uma espécie não é a dificuldade em obter alimentos, mas a facilidade com que esses indivíduos se tornam presas de outros animais.”
Com o auxílio do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
a- Espécies de nichos ecológicos semelhantes costumam apresentar menor competição entre si.
b- A passagem apresentada no texto permite inferir que uma boa alternativa para a conservação de espécies ameaçadas de extinção é a completa eliminação de seus predadores.
c- A competição interespecífica pode ocorrer entre quaisquer indivíduos que pertençam à mesma comunidade.
d- Além do alimento, os recursos pelos quais os organismos competem incluem luz, água e temperatura.

13) Você acha possível viver sem produzir lixo algum? Pois existe uma família que vive assim. Essa família habita a casa mais verde do Brasil. A construção, projetada com materiais de demolição e recursos locais, esconde-se no meio de uma mata, cravada bem no alto do morro, com uma bela vista para a Praia da Fortaleza, em Ubatuba – SP. Nesse recanto de paz absoluta, a eco família faz uma experiência inédita no Brasil: o projeto emissão zero de lixo. Ali tudo é reciclado ou reaproveitado, até mesmo água e fezes. O dono da casa especializou-se na construção de filtros de tratamento. Então, toda a água consumida pela família — inclusive a chamada água cinza, do vaso sanitário — é reciclada e reutilizada. Um sistema de captação de chuva completa a demanda. As fezes vão para um depósito. Os resíduos ficam estocados por um ano, tempo suficiente para a natureza transformá-los em adubo do bom. O lixo sólido passa por uma cuidadosa triagem. A parte orgânica vira mais adubo. Plásticos, vidros e papéis ficam armazenados em caixas e são entregues para reciclagem. À primeira vista, a vida na casa verde não parece tão complicada quanto se possa imaginar. Tudo funciona sem renúncia às coisas boas do progresso. Lá tem televisão, DVD, geladeira, Internet, máquina de lavar roupa e água quente no chuveiro. Mas a energia e o aquecimento são solares. O dono da casa conta que a empresa estadual de saneamento testou a reciclagem caseira em um assentamento de 500 sem-teto em Ubatuba e constatou que a qualidade da água era melhor que a tratada pela própria companhia. Revista O Globo, 26/8/2007, p. 20 (com adaptações).
Com relação ao texto acima e ao tema nele abordado, julgue os itens seguintes.
a- Os conceitos de reciclagem e de reutilização se confundem e devem ser usados como sinônimos. Por exemplo, sobre latas e vidros que fossem desfeitos e transformados em novos produtos, é correto afirmar que foram reutilizados.
b- A adubação feita com fezes e demais restos orgânicos encontrados no lixo é possível graças à ação de fungos e bactérias que atuam como decompositores.
c- Na expressão “a casa mais verde do Brasil”, o adjetivo “verde” admite, no contexto, interpretação tanto denotativa quanto conotativa.

14) A região de Santa Maria (DF) tinha, no início da década passada, vocação predominantemente agrícola. Entretanto, essa vocação tem-se transformado ao longo dos anos, verificando-se que, nas áreas onde antes só se viam máquinas agrícolas, já em 1996, se via urbanização. Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
a- Devido à urbanização de Santa Maria e à conseqüente impermeabilização do solo, a distribuição do fluxo de água decorrente de chuvas por meio de galerias de águas pluviais é um procedimento recomendado para se prevenir alagamentos e deslizamentos nessa cidade.
b- Com a urbanização, para se evitar a contaminação do lençol freático, a implementação de rede de coleta e tratamento de esgotos é mais adequada que a construção de fossas residenciais.

15) Suponha que o combustível empregado em uma locomotiva seja o carvão vegetal, que pode ser obtido a partir da combustão incompleta da madeira, feita em fornos com entrada de ar controlada. A partir dessas considerações, julgue os itens a seguir.
a- O reagente limitante para a transformação de madeira em carvão é o oxigênio presente no ar.
b- O reflorestamento é uma alternativa para a redução do gás carbônico — gás que contribui para intensificar o aquecimento global — liberado para a atmosfera na combustão completa do carvão.

16) Cobrança de multas pode zerar o desmatamento
Em tese, a receita para zerar o desmatamento ilegal na Amazônia é trivial. Basta aumentar em 28 vezes a eficiência de arrecadação de multas emitidas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que hoje é de 2,5%. A análise, apresentada na semana passada ao próprio governo, é da ONG IMAZON (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), sediada em Belém. “Para aumentar a eficiência de arrecadação, basta melhorar o departamento jurídico. Muitas das multas hoje não são recebidas porque não se consegue acompanhar adequadamente esses processos, que são muitos”, explica um dos diretores do IMAZON. A lógica adotada é a de que, tendo certeza de que vai sentir a punição no bolso, o criminoso ambiental conclua que sai mais barato cumprir a lei. Folha de S.Paulo, 22/8/2007, Caderno Ciência (com adaptações).
Acerca do tema abordado no texto, julgue os itens seguintes.
a- O desmatamento destinado a ampliar as áreas disponíveis para a agricultura na Amazônia contribui para desequilibrar a relação entre fotossíntese e respiração existente na comunidade da floresta.
b- Um dos problemas comumente associados ao desmatamento é o aumento da erosão do solo. Esse processo freqüentemente provoca o assoreamento de rios, o que afeta a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos locais.
c- O corte seletivo de árvores, realizado segundo plano de manejo florestal que permita a regeneração da floresta, é mais viável, a longo prazo, do que o desmatamento completo.

17) Especialistas em legislação ambiental argumentam que a cobrança de multas nem sempre é a melhor solução para impedir crimes ambientais. Assinale a opção que descreve uma situação em que apenas a aplicação de multas não impediria uma empresa de continuar a desmatar a floresta.
A Se o lucro obtido com o desmatamento for muito maior do que o valor a ser pago em multas, então a empresa continuará motivada a desmatar grandes áreas.
B Se o lucro obtido com o desmatamento for muito pequeno comparado ao valor a ser pago em multas, então a empresa será motivada a desmatar pequenas áreas.
C Se o lucro obtido com o desmatamento for igual ao valor a ser pago em multas, então essa relação motivará a empresa a desmatar grandes áreas.
D Se o lucro obtido com o desmatamento for muito menor que o valor a ser pago em multas, então a empresa será motivada a desmatar grandes áreas.

BOM TRABALHO!!!