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Biologia

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TIPO A
01) B (valor:0,7)
04) C (valor: 0,6)
05) C E C C C (valor:0,5)
06) 003 (valor:0,7)

TIPO B
01) D (valor:0,7)
04) A (valor: 0,6)
05) C C C C E (valor:0,5)
06) 010 (valor:0,7)

Bonito(a),
Por erro de conferência, as questões de nº 02 e 03 foram anuladas, logo, a pontuação referente a de nº 02 será acrescida a sua nota e, a de nº 03 será distribuida nas demais questões da prova.
Obrigada,
Profª Débora Marcelo.
CRIATIVIDADE (1,0);
CONTEÚDO (1,0);
ORGANIZAÇÃO (0,5);
ESCRITA (0,5);
PROPAGANDA (1,0):

A nota final será o resultado da soma das notas dadas pela profª(peso 01), pelo grupo que testará o brinquedo(peso 01) e pela autoavaliação do grupo testado(peso 06)divido por 08.

Abraço, profª Débora Marcelo.
AVALIAÇÃO MENSAL
3º BIMESTRE / 2010
TEXTO I
(UNB/DF-2010) O galo-da-serra-andino e o galo-da-serra-do-pará são pássaros encontrados somente em áreas montanhosas do norte da América do Sul. As fêmeas do galo-da-serra constroem os ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas ou em profundos desfiladeiros e criam os filhotes sem ajuda dos machos. Os machos adultos ocupam parte de seu tempo com a defesa do território e a corte às fêmeas, emitindo sons em alto volume e exibindo sua plumagem colorida. Desse modo, as fêmeas selecionam os machos com quem vão acasalar-se. Ao atrair as fêmeas, os machos também atraem, entre outros animais, gaviões e jiboias, que os atacam. O galo-da-serra alimenta-se principalmente de frutos e engole as sementes sem que a maioria delas seja danificada ao passar pelo sistema digestório. Talvez por isso, a vegetação da floresta em torno dos poleiros ou debaixo de ninhos dos galos-da-serra seja um mosaico de espécies vegetais típicas de comunidades diferentes. Internet: (com adaptações).

TEXTO II
(UNICAMP/SP-2009) Ao estudar os animais de uma mata, com abundância de água, pesquisadores encontraram borboletas cuja coloração se confundia com a dos troncos em que pousavam mais freqüentemente; louva-a-deus e mariposas que se assemelhavam a folhas secas; e bichos–pau semelhantes a gravetos. Observaram que muitas moscas e mariposas assemelhavam-se morfologicamente a vespas e a abelhas e notaram, ainda, a existência de sapos, cobras e borboletas com coloração intensa, variando entre vermelho, laranja e amarelo.
TEXTO III
(PAS/UNB-2009) Considerada o maior reduto de vida do planeta, a Amazônia está mudando. Essa mudança na paisagem amazônica vem ocorrendo, em ritmo crescente, nos últimos anos. Qualquer pessoa que sobrevoasse a Amazônia nos anos 50 do século XX veria a paisagem como uma floresta contínua, com algumas clareiras nas margens dos rios e nas vizinhanças das principais cidades. Hoje, um vôo por certas áreas da Amazônia brasileira, principalmente por suas partes nordeste e sul, mostrará imensas manchas decorrentes do desmatamento, com terra desnuda ou recoberta com pastagens e cultivos agrícolas. O Amapá tem 95% de sua floresta preservados, ao passo que o nordeste do Pará e o oeste do Maranhão conservam cerca de 23% da vegetação amazônica, divididos em fragmentos, o que evidencia índices de desmatamentos semelhantes aos registrados na Mata Atlântica, na região sudeste. Tal panorama causa desolação a muitos, mas é motivo de orgulho para outros. Os desolados pensam na floresta perdida, na grande quantidade de espécies extintas, no imenso patrimônio biológico e evolutivo desperdiçado (e, com ele, as oportunidades perdidas de novos conhecimentos, produtos e negócios). Pensam, ainda, no povo da floresta, desprovido do seu modo de vida, sem oportunidades de materializar sua cultura, suas crenças e sua arte. Já os orgulhosos argumentam que isso significa progresso e vislumbram a Amazônia finalmente inserida no processo nacional de desenvolvimento, produzindo grãos, exportando minérios para o mundo e gerando energia para o país. M. B. Martins Praxedes et al. A Amazônia está mudando. In: Ciência Hoje, v. 40, n.o 239 (com adaptações).

Com base nos textos acima e em seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, analise as alternativas abaixo, assinalando “C” para afirmativas corretas e “E” para afirmativas erradas.

1) (C ) Os hábitos dos galos-da-serra exercem papel importante na dispersão das sementes de espécies florestais, o que contribui para a dinâmica e a estruturação das populações de plantas tropicais.
(REFLORESTAMENTO NATURAL)
2) (E ) A partir das características dadas sobre as moscas, no texto II, tem-se a camuflagem, uma vez que as mesmas desejam se esconder de seu predador. (MIMETISMO, UMA VEZ QUE ELAS APRESENTAM AS CORES DE ADVERTÊNCIA, AS MESMAS DAS ABELHAS: AMARELO E PRETO, E QUEREM ESTAR VISÍVEIS)
3) ( C) A expansão pecuária e agrícola na Amazônia, aludida no texto, é exemplo de ação antrópica que interfere no equilíbrio dos ecossistemas amazônicos. Essa expansão tem sido fundamentada por uma ética cujos critérios de valoração incluem argumentos desenvolvimentistas referentes ao crescimento econômico da região. (AÇÃO HUMANA QUE VISA A PECUÁRIA, EXTRAÇÃO DE FERRO E DE OURO E PLANTAÇÃO DE SOJA).
4) (C ) As sementes dispersadas pelos galos-da-serra são resistentes às enzimas digestivas. (NÃO SÃO DIGERIDAS, LOGO, SÃO LIBERADAS COM AS FEZES E DISSEMINAM-SE PELA FLORESTA).
5) ( C) No texto I, jibóias constituem uma população. (CONJUNTO DE INDIVIDUOS DE MESMA ESPÉCIE).
6) ( C) A mata, descrita no texto II, é um exemplo de ecossistema. (FATORES BIÓTICOS – MOSCAS, ABELHAS, SAPOS – MAIS FATORES ABIÓTICOS: ÁGUA).
7) (E) Os galos-da-serra localizam o fruto do qual se alimentam pelo cheiro, não sendo relevante para eles a cor do fruto. (OS FRUTOS, SENDO COLORIDOS E CHEIROSOS, SÃO ATRATIVOS PARA AS AVES COM VISÃO PRIVILEGIADA E OLFATO DESENVOLVIDO)
8) (C) Há correlação entre o processo de desmatamento e ocupação da Amazônia, aludido no texto, e o aumento, nessa região, do número de casos de doenças, como, por exemplo, da malária. (A MALÁRIA É ENDÊMICA DO NORTE DO PAÍS).
9) (E) A floresta Amazônica deve ser preservada a qualquer custo. Afinal ela é o verdadeiro pulmão do mundo. (O VERDADEIRO PULMÃO É A ALGA MARINHA. A IMPORTÃNCIA DA AMAZÔNIA RESIDE NA SUA BIODIVERSIDADE, RIQUEZA MINERAL E REGULAÇÃO DO CLIMA PLANETÁRIO).
10) ( C) A predação é uma interação biológica na qual o predador alimenta-se de um outro indivíduo, a presa, causando a morte desta. Considerando esta definição como correta, o texto I aborda, pelo menos, um predador na cadeia alimentar das áreas montanhosas do norte da América do Sul. (GAVIÃO E JIBOIA).

PÁG 551

1) a) conjunto de indivíduos de mesma espécie em um mesmo local;

b) conjunto de indivíduos de espécies diferentes em um mesmo local;

c) conjunto de fatores bióticos mais fatores abióticos;

d) conjunto de ecossistemas.

2) Através da energia solar os seres produtores fabricam seu próprio alimento (por meio da fotossíntese). Esse alimento, na cadeia alimentar, é transferido de nível para nível trófico, uma vez que um ser vivo serve de alimento a outro ser vivo. Esse alimento adquirido é convertido em energia, através da respiração, e utilizado para as atividades metabólicas dos seres.

5) a) GRAMÍNEA – GRILO – SAPO – COBRA – ÁGUIA (produtores – C1 – C2 – C3 – C4);

b) SAPO: habitat – lagoa;

nicho ecológico: - carnívoro;

- hábitos noturnos;

- reprodução sexuada e ovíparos.

PÁG 554

2) B (os ratos, uma vez que perdem seus predadores naturais, podem se reproduzir mais, logo, essa superpopulação provoca uma procura maior por alimento, provocando a diminuição da quantidade de milho.

5) E (as teias alimentares possibilitam a transferência de alimento de um ser para outro, ou seja, de um nível trófico a outro. Esse alimento, por sua vez é convertido em energia para ser utilizada nas diversas atividades dos seres vivos.)

6) Animais consumidores primários (fala-se em substâncias de efeito residual, ou seja, que se acumulam ao longo da cadeia alimentar, logo, pelos exemplos dados os consumidores primários serão os mais afetados).

PÁG 555

1) a) capim coelho abutre

P C1 C2

1º NÍVEL 2º NIVEL 3º NÍVEL

Os abutres, os urubus e as hienas são animais detritívoros ou saprófitas, ou seja, se alimentam de carne podre – em decomposição. Portanto, não são decompositores.

b) Os decompositores (microrganismos) transformam a matéria orgânica em sais minerais que serão absorvidos pelos produtores, dando continuidade à cadeia alimentar.

5) Mesma resposta da questão de nº 03 da pág. 551.